Comentários Sobre Meditação e Energia

78. Energia e meditação – perguntas e respostas

Reflexões, pontos de vista e questionamentos sobre a nova realidade espiritual veiculada pelos livros do mointian.

  • Energia e meditação

Quando estamos com a energia ativada, por meio de uma iniciação, precisamos entender um novo patamar de possibilidades. Ainda que as definições sirvam, com as lives, para entendermos muito de nossos processos internos, o que podemos alcançar e resolver é muito mais profundo a partir da abertura da energia.

O que fica, para alguns, é a possibilidade de escolher entrar em momentos mais profundos, com mais tempo para que as informações possam aflorar e serem devidamente analisadas.

Quando fazemos isso, entramos no que chamamos reclusão – análise profunda de quem somos e o que podemos ser e resolver.

  • Desapego e reclusão

Alguns, relatam que a partir do momento que sentem uma nova possibilidade, por entrar em momentos mais intensos de meditação, sentem-se mais “desinteressados” pelas coisas, atividades e relações que normalmente têm.

No entanto, devemos analisar isso como a oportunidade que estão tendo de avaliar suas próprias vidas e as condições nas quais se colocaram. Algo que normalmente não fazemos, devido a situações de vida, como família ou trabalho. Eu até coloco a ideia de que muitos pagam para outros pensarem. Mas, isso não deve ser visto como algo que nos diminui, mas, sim, como algo que possibilita que tenhamos uma pessoa que possa organizar as coisas que afloram e que nunca tivemos a oportunidade de pensar a respeito anteriormente.

É preciso entender o que pode estar vindo de uma meditação. Algumas vezes, é só essa organização de vida e de pensamentos que precisam estar nos lugares certos – dar o devido lugar para as coisas.

Outras vezes, no entanto, são coisas guardadas por anos, décadas, que precisam ser analisadas de maneira adulta. Quando isso é intenso, exige o acompanhamento

Analisando o que pode ser considerado importante, muitas vezes sentimos desinteresse pelo supérfluo. Eu vi e ouvi muitas pessoas comentando sobre como suas vidas mudaram em relação ao isolamento social devido à pandemia. Isso, porque muitos conseguiram analisar que algumas atividades ou mesmo situações e rotinas que se colocavam eram desnecessárias, não vitais. Isso, nos dá um novo sentido de valor e de relação com o tempo e com as outras pessoas.

Da mesma maneira, quando nos centramos, vamos entendendo que, no externo, sentimos muitas vontades e temos muitas necessidades, e que elas mais nos afastam do nosso centro que nos preenchem ou satisfazem. Fazemos muitas coisas automaticamente, seja por influência dos demais, e do meio, seja por conta de nossos medos e traumas. Quando aquietamos isso, vamos colocando os devidos valores em cada situação…

  • Meditação e resoluções

Disso, que entram os vários aspectos da meditação: meditação para reforçar defeitos (armadilha – seguir aqui); para análise séria; para nos mostrar os medos (perigo); para resoluções profundas!

*

Meditação é uma armadilha!

                Quando?

  • Sou sofredor; não consigo compreender as situações de vida; todos estão contra mim; sou diferente e não compreendido; sou iluminado e mereço consideração especial
  • Orgulho
  • Quando não quero ver o que guardo culpas, medos, sofrimentos e perdas
  • Quando não consigo olhar uma dor

*

Meditação é útil

  • Quando serve para uma análise profunda
  • Conectar com nosso centro
  • Dar força para a mudança

Deixe um comentário